Um estudo sobre o incentivo à leitura de Literatura Infantil Maranhense nas bibliotecas

03/03/2018 10:47
O meu nome foi citado na Monografia apresentada ao Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Biblioteconomia do graduando Lúcio Lago Costa Lopes.
 
Um estudo sobre o incentivo à leitura de Literatura Infantil Maranhense nas bibliotecas  escolares de São Luis/ Lúcio  Lago Lopes - São Luis, 2012. 63 f.
Orientadora: Prof.
Dra. Aldinar Bottentuit
Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Maranhão, 2012.
 
1.Literatura Infantil Maranhense. 2. Biblioteca Escolar. 3. Leitura. I. Título.
CDU 028.5 (812.1)
 
Esses escritores maranhenses tiveram a mesma preocupação tida por Perrault e outros escritores no século XVII em preservar a Literatura oral na forma escrita. Por meio da ficção, a criança não conhece somente essa Literatura resgatada por esses escritores, mas as histórias da sua própria cidade. Neres  ([2010]) acrescenta que " A cidade, a natureza e a infância, são alguns dos temas recorrentes nos autores da Literatura infanto-juvenil no Maranhão. [...]" Constata-se que os temas abordados nas obras literárias infantis do Estado não se restringe apenas a lendas de São Luis, como será descrito à seguir:
 
O autor Gilmar Pereira Santos, em seu livro "O menino que sonhava", apresenta histórias interessantes e pitorescas da sua terra natal, Penalva. Além disso, ele descreve as paisagens, os lagos, os rios, as ilhas de água doce, bem como as festas, as manifestações folclóricas e populares de sua região de origem e dos municípios de Cajari, Viana, Conceição do Lago-Açu e Matinha.  (PINHEIRO, 2010). Percebe-se nessa obra a oportunidade da criança encontrar representadas as características da sua localidade e, por extensão, a sua cultura. Além disso, em algumas histórias, dependendo da realidade em que a criança vive, ela automaticamente se identificará com a personagem da história.

 Contador de Visitas
contador de visitas gratis

Parceiros: